O tratamento endodôntico, mais conhecido como “tratamento de canal”,  é um procedimento bastante realizado em clínicas dentárias. Seu objetivo é remover a polpa dentária, formada por nervos e vasos sanguíneos localizados no interior do dente, e substituí-la por um material obturador.

O tratamento de canal é necessário quando há inflamação ou necrose da polpa dentária, que podem ser causados por:

• Cáries;
  • Infiltrações;
  • Restaurações profundas;
  • Traumas;
  • Necessidade protética;

Em grande parte dos casos, o tratamento de canal dura uma ou duas sessões. Entretanto, situações mais graves podem exigir mais visitas ao consultório, dependendo dos sintomas, da história do dente e do estado clínico do paciente.

O tratamento de canal vai doer?

Vale ressaltar que esse tratamento é indolor devido ao uso de anestésicos modernos e eficazes, o que transforma o tratamento endodôntico em um procedimento dental de rotina. Após o tratamento de canal, é comum o paciente sentir desconforto e uma pequena dor, que é aliviada com o uso de medicamentos analgésicos e anti inflamatórios.

O que pode acontecer se eu não fizer o tratamento de canal?

Os profissionais da Morita Marques Dental Studio indicam o tratamento de canal  assim que for diagnosticado sua necessidade. Caso o procedimento não seja realizado, pode ocorrer infecção na raiz dentária, gerando dor intensa, inchaço no rosto, febre e, por fim, a perda do dente.

Aproveite e agende sua consulta agora mesmo. Clique aqui.